Reforma da Previdência

Reforma da Previdência completa uma semana e ainda traz dúvidas aos trabalhadores

Pessoas estão indo ao INSS de Caruaru tirar dúvidas sobre possíveis problemas ao realizar o pedido de aposentadoria

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 20/11/2019 às 16:02
Reprodução/Tv Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Tv Jornal Interior

A Reforma da Previdência entrou em vigor há uma semana em todo território nacional. Devido às mudanças, algumas pessoas em Caruaru, Agreste de Pernambuco, estão indo à sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para tirar as dúvidas sobre as novas regras para conseguir as aposentadorias.


O mecânico Joseilton José trabalhou mais de 30 anos com carteira assinada e relatou que sua aposentadoria foi aprovada, porém quando foi sacar o primeiro valor, no mês passado, o dinheiro estava bloqueado. Joseilton recebeu uma carta que diz que o benefício está sendo analisado. “Esperei esse tempo todo para me aposentar trabalhando e agora quando praticamente estaria aposentado eu não sei se já estou”, falou.

Reforma da Previdência

Desde o momento que foi aprovada, todos os cidadãos brasileiros que entrarem no mercado de trabalho somente vão se aposentar por idade mínima e mais um tempo mínimo de contribuição; a não ser por benefícios por incapacidade. 

O advogado previdenciário César Barbosa explicou detalhadamente as mudanças. “O maior impacto na vida do trabalhador serão as alterações na idade mínima da mulher, de 60 para 62 anos de idade; o aumento do tempo mínimo de contribuição do homem, que sai de 15 anos para 20 anos, e a alteração na forma do cálculo do benefício”, informou.

Confira a matéria do Por Dentro