Voos

Edital de licitação de balizamento noturno do Aeroporto de Caruaru deve ser publicado em breve

Voos diurnos privados estão sendo realizados, mas por enquanto não é possível operar voos noturnos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/11/2019 às 15:24
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O edital de licitação para o balizamento noturno do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem a previsão de ser lançado até o fim deste ano. Atualmente, o espaço funciona apenas para voos privados diurnos, mas não é possível operar voos noturnos sem o balizamento.

"A importância do balizamento noturno é exatamente o piloto, do ar, conseguir localizar a pista de pouso, localizar suas dimensões laterais e profundidade de cabeceira de aproximação e cabeceira oposta e com isso poder executar um pouso com segurança", explica o piloto Carlos Teixeira.

O Aeroporto de Caruaru vem passando por diversas readequações para operar voos comerciais. De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, o equipamento é extremamente importante para toda a região do Agreste e deve começar a funcionar no próximo ano. Depois de finalizados os ajustes, uma outra licitação deverá ser lançada para que o espaço possa operar voos comerciais.

Próximas etapas

Entre os próximos passos estão o levantamento do plano básico da zona de proteção dos aeródromos e a estação meteorológica, que será instalada com recursos de uma emenda de R$ 1,9 milhão. A estação serve para enviar informações climáticas precisas em tempo real para que o piloto faça decolagens e pousos em segurança.