Direitos

Prefeitura de Petrolina lança carteira de identificação para pessoas com deficiência

Carteira foi criada para que pessoas com deficiência possam ter direito à meia entrada em estabelecimentos e atendimento prioritário

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 05/12/2019 às 10:34
Blog do Jamildo
FOTO: Blog do Jamildo

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão pernambucano, está lançando uma carteira de identificação para pessoas com deficiência. A carteirinha "Petrolina Acessível" foi criada para que as pessoas com deficiência possam ter direito à meia entrada em estabelecimentos e atendimento prioritário em órgãos públicos e privados.

A carteira, inicialmente, estará disponível para pessoas com autismo. Ela será disponibilizada para todas as pessoas com deficiência depois. A partir da próxima segunda-feira (9), as pessoas devem ir até a Secretaria Executiva de Acessibilidade com RG e CPF da pessoa com deficiência e do responsável legal,comprovante de residência atualizado, laudo médico com diagnóstico e CID, carimbado e assinado pelo médico e foto 3X4.

Direito mais garantidos

“O documento de identificação das pessoas com deficiência é um grande marco, pois às vezes não há nada visual que os identifique, então, com a apresentação da carteirinha fica mais tranquilo. É uma forma de fazer com que os direitos destas pessoas sejam garantidos na sociedade”, explica a secretária executiva de Acessibilidade, Bruna Ruana.