Falta de Vacina

Falta da vacina pentavalente preocupa pais em Caruaru

Esta falta acontece em todo país e não tem previsão de volta

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 09/12/2019 às 18:21
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A vacina pentavalente está em falta em diversos municípios do Brasil,  isso liga o alerta dos pais já que a vacina combate a hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e meningite ao mesmo tempo; doenças que seus filhos recém nascidos podem adquirir. Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, alguns postos estão abastecidos, porém a quantidade não é suficiente e alguns locais não tem mais a vacina. 

A pentavalente é uma combinação de cincos vacinas individuais em uma, e as crianças devem tomá-la obrigatoriamente em três doses; uma aos dois, outra aos quatro e por fim aos seis meses de vida.

No site do Ministério da Saúde, consta a seguinte mensagem sobre o caso desta falta. “O Brasil demanda, atualmente, 800 mil doses mensais da vacina pentavalente, mas o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019 porque os lotes foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, informou.

Alguns pais têm encontrado a solução em hospitais privados, porém a vacina custa R$ 290, preço alto para algumas famílias. A analista de marketing Carina Lima comentou sobre o preço da vacina. “Não é vacina barata, não é acessível para todo mundo para você levar seu filho no hospital particular. Quando vamos no público sempre é  a mesma coisa, nos falam que está em falta e que não tem previsão de chegar” relatou.

Confira matéria do Por Dentro