Política

Pretendo unir os estados do Nordeste, diz Douglas Cintra, novo superintendente da Sudene

Ex-senador e empresário assume Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste nesta quinta

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/12/2019 às 12:51
Ana Volpe/Agência Senado
FOTO: Ana Volpe/Agência Senado

O ex-senador e empresário Douglas Cintra (filiado ao PTB) assume a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) nesta quinta-feira (12). A Sudene, órgão do governo federal cuja função é promover o desenvolvimento do Nordeste, agora terá um caruaruense à frente e, de acordo com o ex-senador, isso significa uma atenção especial ao interior do estado." Aquilo que se conhece, se tem um olhar mais apurado", afirmou ao Portal NE10 Interior.

Para ele, o compromisso de trabalho é com toda a região e o desafio é integrar os estados do Nordeste. "É um desafio muito grande, mas é um diferencial. O Nordeste tem em comum muitas cadeias produtivas. Tem a necessidade de melhorar a qualidade de vida de toda a população, mas isso só será possível com o trabalho integrado com todos os governadores da região", destaca o ex-senador.

Trabalho com Paulo Câmara

Douglas Cintra, que apoiou o candidato Armando Monteiro na mais recente eleição para governador do estado, salientou que o trabalho da Sudene com os governadores de oposição envolverá diálogo. De acordo com ele, pretende-se ter uma interlocução mais próxima para fazer um trabalho articulado com Paulo Câmara.

"Quando fui senador, o governador Paulo Câmara foi me visitar no gabinete, me ligou para falar sobre as emendas, eu o recebi e nós chegamos a um consenso de como deveria ser. E assim será na Sudene. Eu mandei uma mensagem para ele ontem. Vou colocar nosso trabalho à disposição e consolidar aquilo que foi construído em conjunto com o governo do estado de Pernambuco também", explicou ele em entrevista para Rádio Jornal Caruaru.

Um dos principais desafios apontados por Cintra é em relação a agricultura. Ele lembrou que no Nordeste há formas muito básicas, ao passo em que também há métodos de agricultura tecnológicos e avançados. De acordo com ele, é necessário aproximar essa formas de agricultura para melhorar a produtividade e, com isso, gerar uma elevação na renda do homem do campo.

A questão da água, que é tão importante no Nordeste, também receberá atenção, segundo o ex-senador, tanto para a melhoria da chegada da água para consumo doméstico, quanto para irrigação, contribuindo assim para melhorar as condições para agricultura.
Douglas Cintra foi indicado ao cargo de superintendente da Sudene por cerca de dez deputados de apoio a base governista e também por indicação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

A 26ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene que ocorre nesta quinta (12) e abordará proposições que tratam das diretrizes, prioridades e programação de aplicações para o exercício de 2020 dos fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O evento será realizado no Instituto Ricardo Brennand, no Recife e marcará a posse do novo superintendente da Sudene. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (12).