Comemoração

Comemoração ao dia da Santa Luzia aconteceu no Monte Bom Jesus

Uma missa foi realizada pelo Bispo para celebrar o dia da Santa

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 13/12/2019 às 18:26
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Nesta sexta-feira (13) se celebra o dia da Santa Luzia, a protetora dos olhos. Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, a santa é padroeira do Monte Bom Jesus. A data foi celebrada por diversos fiéis da cidade no Monte.

De acordo com a crença católica, a Santa Luzia viveu no século IV. Ela recebeu formação cristã e fez votos de viver virgindade perpétua. Os pais dela queriam que Luzia se casasse com um homem rico e pagão, porém para seguir seus princípios e votos, a Santa recusou-se a casar. Devido isso, ela foi perseguida e decapitada. Antes de falecer, ela teria arrancado os olhos por proclamar firmemente a fé e entregue ao seu carrasco, por isso é a padroeira dos olhos. 

Em Caruaru, uma capela no topo do Morro Bom Jesus homenageia a Santa; o local existe desde 1902 e nesta sexta-feira foi visitado por diversas pessoas da cidade. A dona de casa Cecília Izabel foi uma das que subiu a escadaria e comentou sobre a comemoração do dia. “Eu venho pedir e agradecer tudo, vale a pena vir até aqui”, afirmou a senhora.

Os 365 degraus não foram um desafio para os fiéis que foram comemorar o dia da santa. A dona de casa Rafaela dos Santos subiu a escadaria de joelhos para agradecer um pedido que foi realizado. “Foi uma graça recebida, eu fico emocionada e vale muito a pena fazer tudo isso”, relatou.   

Às 6h uma santa missa foi realizada pelo bispo de Caruaru, Dom José Ruy, e diversos padres. “Santa Luzia como  seu nome diz é a luz e ela apenas reflete com a sua fé e seu testemunho de fé a Cristo. Cristo é a luz e a Santa Luzia é o reflexo da luz dele”, relatou o bispo.

No final da celebração, foi inaugurada pela prefeita Raquel Lyra uma imagem de Santa Luzia.

Confira matéria do Povo Na TV