menu

Comemoração ao dia da Santa Luzia aconteceu no Monte Bom Jesus

Uma missa foi realizada pelo Bispo para celebrar o dia da Santa

Um missa foi realizada pelo Bispo para celebrar o dia da Santa
Uma missa foi realizada pelo Bispo para celebrar o dia da Santa (Reprodução/TV Jornal Interior)

Nesta sexta-feira (13) se celebra o dia da Santa Luzia, a protetora dos olhos. Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, a santa é padroeira do Monte Bom Jesus. A data foi celebrada por diversos fiéis da cidade no Monte.

De acordo com a crença católica, a Santa Luzia viveu no século IV. Ela recebeu formação cristã e fez votos de viver virgindade perpétua. Os pais dela queriam que Luzia se casasse com um homem rico e pagão, porém para seguir seus princípios e votos, a Santa recusou-se a casar. Devido isso, ela foi perseguida e decapitada. Antes de falecer, ela teria arrancado os olhos por proclamar firmemente a fé e entregue ao seu carrasco, por isso é a padroeira dos olhos. 

Em Caruaru, uma capela no topo do Morro Bom Jesus homenageia a Santa; o local existe desde 1902 e nesta sexta-feira foi visitado por diversas pessoas da cidade. A dona de casa Cecília Izabel foi uma das que subiu a escadaria e comentou sobre a comemoração do dia. “Eu venho pedir e agradecer tudo, vale a pena vir até aqui”, afirmou a senhora.

Os 365 degraus não foram um desafio para os fiéis que foram comemorar o dia da santa. A dona de casa Rafaela dos Santos subiu a escadaria de joelhos para agradecer um pedido que foi realizado. “Foi uma graça recebida, eu fico emocionada e vale muito a pena fazer tudo isso”, relatou.   

Às 6h uma santa missa foi realizada pelo bispo de Caruaru, Dom José Ruy, e diversos padres. “Santa Luzia como  seu nome diz é a luz e ela apenas reflete com a sua fé e seu testemunho de fé a Cristo. Cristo é a luz e a Santa Luzia é o reflexo da luz dele”, relatou o bispo.

No final da celebração, foi inaugurada pela prefeita Raquel Lyra uma imagem de Santa Luzia.

Confira matéria do Povo Na TV

Comemoração ao dia da Santa Luzia aconteceu no Monte Bom Jesus

  • 13/12/2019 18:30
Nesta sexta-feira (13) se celebra o dia da Santa Luzia, a protetora dos olhos. Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, a santa é padroeira do Monte Bom Jesus. A data foi celebrada por diversos fiéis da cidade no Monte. 3 minutos e 35 segundos