Emocionante

Natal para todos: Voluntários ajudam em casas de repouso

Eles limpam, medicam, alimentam e o mais importante: dão carinho aos idosos

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 14/12/2019 às 16:59
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Limpar, cuidar, alimentar e talvez o mais importante: dar carinho. Ser voluntário em um lar de idosos é uma verdadeira missão a ser seguida por aqueles que decidem fazer parte dela. Em cada lugar um cuidado a se manter, em cada pessoa uma lição de vida. 

Os idosos veem nos cuidadores os filhos, netos e amigos de quem sentem tanta falta. Saudade parece mesmo ser uma palavra para descrever a forma como eles enxergam a sua rotina. Entretanto, os idosos escondem uma grande experiência de vida para cada voluntário.

Segundo o cuidador de idosos Fábio Félix, a missão é prazerosa. "Cuidar do idoso hoje em dia não é fácil, como nunca realmente foi. Mas assim como São Francisco de Assis, que é nossa fonte de inspiração e exemplo, ele diz que temos que amar o próximo como Deus nos amou. É uma missão árdua mas ao mesmo tempo prazerosa", comenta.

Apenas na casa de repouso Nossa Senhora do Rosário, cerca de 70 voluntários se revezam para cuidar mais mais de 90 idosos que moram no local. O trabalho vai do contato direto com os residentes, ajudando a levar água, comida, banho de sol às vezes dar comida na boca.

A instituição é uma das beneficiadas pelo projeto do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) no Interior, Natal para todos. A Campanha ajuda com doações de alimentos, itens de higiene pessoal e fraldas geriátricas. Além da Casa de Repouso Nossa Senhora do Rosário, a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru, Lar Espírita Bezerra de Menezes, em Belo Jardim, em Bezerros e a Fundação Terra, em Arcoverde também serão beneficiados pelo projeto. 

As urnas para arrecadação de donativos estarão distribuídas na sede do Sistema Jornal do Commercio Interior, no Polo Caruaru, no 4º Batalhão da Polícia Militar, Igreja Católica de Nossa Senhora de Fátima, na Uninassau,  na Central de Vendas do Ecomemorial e nas emissoras das Rádio Jornal Interior.

Confira na reportagem