Crime

PF prende dois homens por fumar dentro de avião em Recife

Brasileiro e português fumaram escondido no banheiro em voos diferentes

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 18/12/2019 às 12:23
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A Polícia Federal (PF) prendeu dois homens no aeroporto dos Guararapes, em Recife, por fumar escondido no banheiro de aeronaves. Os casos aconteceram separadamente, um ocorreu no dia 2 enquanto a outra prisão foi realizada no dia 9 de dezembro. Os voos eram da empresa Azul.

No primeiro caso, o detido foi um músico de 69 anos, natural do Rio de Janeiro, e retornava da vidade de Guarulhos. Já o segundo caso, trata-se de um português, de 60 anos de idade que vinha de Aracaju. Ambos os acusados não possuem antecedentes criminais. O nome dos autuados não foi divulgado pela PF.

Os homens foram autuados por crime contido no artigo 261 do Código Penal, que pune aqueles que expõe a perigo aeronave ou praticam qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação aérea. Caso os suspeitos sejam condenados, podem pegar penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão.  Os dois homens passaram por audiência de custódia e estão em liberdade.

Fumar no avião pode causar acidentes

O ato de fumar dentro de avião pode liberar gases inflamáveis ao redor de toda a aeronave, que seria espalhados através do próprio sistema de reabastecimento. Uma vez que os tanques de combustível os aviões está situado nas asas é muito importante manter longe objetos que possam gerar fogo ou faíscas. Por isso, fumar dentro de aviões é proibido.