Prisão

Preso pela PF, prefeito de Salgueiro suspeito de desviar água passará por audiência de custódia

Polícia Federal afirmou que foi constatado que estava ocorrendo retirada de água da barragem do canal do São Francisco

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 18/12/2019 às 8:12
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu o prefeito de Salgueiro, no Sertão pernambucano, nessa terça-feira (17). Clebel Cordeiro (MDB) é suspeito de desviar água da Transposição do Rio São Francisco para o sítio dele.

Por meio de nota, a Polícia Federal afirmou que foi constatado que estava ocorrendo retirada de água da barragem do canal do São Francisco através de bombas elétricas na propriedade, além de que o terreno estava avançando dentro da propriedade da União.

O material de bombeamento foi apreendido e o político foi preso em flagrante e levado para a Sede da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, onde foi autuado por invadir terras da União e furto de água.

Durante o interrogatório, o político disse para a polícia que não sabia que era proibido usar e retirar a água da barragem Mangueira e que, por causa disso, retirava água e utilizava para irrigar as plantações de maracujá, manga e limão. O prefeito afirmou aos policiais que tem consciência de que não havia invadido as terras e que se lembra que houve um processo de desapropriação da terra antes de as obras da transposição do Rio São Francisco começarem.

Através de nota divulgada nessa terça-feira, o prefeito Clebel Cordeiro informou que as águas da transposição passam dentro das terras dele, que ficam em uma localidade denominada Mulungu. De acordo com a nota, a área pertence a ele e, portanto, "não houve invasão da parte dele". Clebel também disse que foi à delegacia prestar estas informações à PF e acredita que tudo será resolvido com os dados fornecidos.

Ainda de acordo com a PF, após ser autuado, o prefeito será encaminhado nesta quarta-feira (18) para fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e depois será levado para audiência de custódia. Na ocasião, será decidido se a prisão preventiva será confirmada ou se será liberado para responder o processo em liberdade.

Transposição

O projeto de Transposição do Rio São Francisco foi criado na tentativa de solucionar o problema da seca, principalmente na região Nordeste. Fazer ligações clandestinas de água pode ser considerado furto qualificado de acordo com o Código Penal.

Notícias policiais da TV Jornal Interior

Quer ficar acompanhando as notícias policiais da TV Jornal? Você pode ter acesso rápido a todas elas no nosso grupo, no Facebook. Acesse aqui o grupo Notícias Policiais TV Jornal Interior.