Ação policial

Polícia faz operação contra peculato e lavagem de dinheiro em Nazaré da Mata

Investigações começaram em julho deste ano

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 27/12/2019 às 9:05
Blog do Agreste
FOTO: Blog do Agreste

O município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, está sendo alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (27). Denominada "Cavalo de Troia”, a operação busca prender integrantes de uma organização criminosa voltada para a prática dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A investigação começou em julho de 2019.

Na ação, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 14 quebras de sigilo bancário e fiscal, expedidos pelo juiz da Vara Única da Comarca de Nazaré da Mata. Esta é a 106ª Operação de Repressão Qualificada do ano, vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) e Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência da delegada Jéssica Ramos.

Fizeram parte da operação 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A Operação está sendo coordenada pela DIRESP e supervisionada pela Chefia de Polícia. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL). Os detalhes preliminares do trabalho serão divulgados às 7h, no prédio sede do DRACCO, no Recife.

Investigação

O prédio da Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata, a residência e o comércio da vereadora e presidente da Câmara, Maristela do Gás (PHS), são alvos de operação. Outras 13 pessoas estão sendo investigadas. A legisladora vem enfrentando acusações da prática de "rachadinha", quando servidores comissionados são obrigados a devolver parte do salário. No último 17 de dezembro, o legislativo autorizou a instalação de uma comissão que analisará a viabilidade da abertura de um processo de cassação do mandato dela.