Repercussão nacional

Professor universitário lamenta falta de estrutura na Penitenciária de Caruaru

Unidade prisional tem capacidade para 780 detentos, mas tem mais de 1.600 presos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/12/2019 às 18:21
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Após a festa de Natal com churrasco, petisco e música na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o caso ganhou repercussão nacional. Catorze detentos teriam participado da festa, que foi realizada na terça-feira (24), véspera de Natal, e se estendeu até 2h.

Uma sindicância foi aberta para apurar o caso. Para o professor universitário da área criminal Adrielmo Moura, a parte mais grave de tudo é a gravação através de celulares. Segundo ele, a superlotação contribui para problemas como este. A PJPS tem capacidade para 780 detentos, mas tem mais de 1.600 presos.

"O efetivo é pequeno, a estrutura é muito prejudicada e isso faz com que isso acabe acontecendo. Esse controle, que deveria ser feito de forma mais bem elaborada não é feito pela falta de agentes para suprir a necessidade", opinou.

O caso também deixou a população revoltada. Na ceia do comerciante Paulo Benedito não houve carne, já que o produto está caro nos mercados: "A gente aqui precisando de carne e lá sobrando", lamentou.

Entenda o caso

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma mesa com várias carnes, uma ave, pão de alho, petiscos, entre outros. Até o show da dupla Jorge e Mateus estava sendo exibido em uma televisão no momento do evento. Em um vídeo ainda é possível ver que havia presos com celulares, além do que estava gravando toda a festa.

De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o chefe de segurança do plantão foi afastado e os detentos envolvidos serão transferidos para outras unidades prisionais.

"Vacilo"

Em entrevista concedida ao programa "Repercutindo", da Rádio Jornal Caruaru, o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado de Pernambuco, Pedro Eurico, comentou a respeito de imagens que circulam as redes sociais mostrando um churrasco que teria acontecido na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, durante o Natal.

Notícias policiais da TV Jornal Interior

Quer ficar acompanhando as notícias policiais da TV Jornal? Você pode ter acesso rápido a todas elas no nosso grupo, no Facebook. Acesse aqui o grupo Notícias Policiais TV Jornal Interior.