Abalos

Vídeo mostra momento de tremor de terra em Caruaru

Nas imagens, é possível ver objetos caindo de prateleira de loja no momento de um dos abalos

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/12/2019 às 11:00 | Atualizado em 24/02/2023 às 14:45
Reprodução/Redes sociais
FOTO: Reprodução/Redes sociais

Na noite desse domingo (29), foram registrados três tremores de terra na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Laboratório de Sismologia de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os abalos tiveram magnitudes de 2.2, 1.7 e 1.9 na escala Richter.

Em um vídeo de câmeras de segurança de uma loja de acessórios para celular, é possível ver objetos caindo de uma prateleira no momento de um dos abalos que ocorreu na cidade.

Veja o vídeo:

Segundo o Laboratório de Sismologia, o centro dos tremores ocorreu a 12 km de Caruaru e sete km de São Caetano.

De acordo com o geofísico Eduardo Menezes, esses abalos costumam ser normais na região e ocorrem por causa de pequenas falhas geológicas que se movimentam e causam tremores de baixa intensidade. "Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações", explicou em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

Em Santa Cruz do Capibaribe, ocorreu um abalo na noite da última quinta-feira (26). O tremor teve magnitude de 2.1 na escala Richter.

Novo tremor em Caruaru

Mais um tremor de terra foi registrado em Caruaru, na madrugada desta terça-feira (31). De acordo com o Laboratório de Sismologia da UFRN, o abalo ocorreu por volta das 0h30 e teve magnitude de 2.3 na escala Richter.