Saúde

Cinco idosos morrem em menos de 24h no Hospital de Gravatá

Caso teve grande repercussão nas redes sociais da região

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/01/2020 às 17:41
Divulgação/Prefeitura de Gravatá
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Gravatá

Cinco idosos morreram em menos de 24 horas no Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Os óbitos ocorreram entre 15h30 dessa quinta-feira (2) e 6h50 desta sexta-feira (3). O caso teve grande repercussão nas redes sociais da região.

Em nota, a Prefeitura de Gravatá lamentou o que chamou de "infeliz coincidência" e informou que não houve qualquer tipo de negligência médica ou falta de atendimento. Segundo a gestão municipal, a equipe médica estava completa, com quatro clínicos.

De acordo com a prefeitura, dois pacientes eram internos: o um idoso de 83 anos estava na unidade desde o dia 29 de dezembro de 2019, com quadro de infecção respiratória e outro, de 71, foi internado no dia 2 de janeiro de 2020 com quadro oncológico e lesões graves na pele. Eles morreram às 6h50 e às 2h37 desta sexta, respectivamente.

Já os outros três idosos deram entrada no plantão do dia 2/01 e foram atendidos de forma emergencial, com quadro grave, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde. Um paciente de 73 anos deu entrada às 23h20 em parada cardiorrespiratória e teve a morte confirmada às 23h58.

Outro, de 76, deu entrada às 12h15 com quadro de choque séptico de foco urinário, em estado grave. Ele faleceu às 15h30. A terceira paciente, de 77 anos, deu entrada na unidade às 21h19 pelo Corpo de Bombeiros, com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela morreu às 04h05 desta sexta.

Na nota, a prefeitura ainda se solidarizou com a dor dos familiares e repudiou "qualquer ato que envolva 'politicagem' de forma desrespeitosa" e se colocou à disposição para qualquer esclarecimento aos familiares, imprensa e população em geral. A TV Jornal Interior entrou em contato com a Polícia Civil, que ainda não recebeu denúncias sobre o caso.