Economia

Centro de Caruaru tem promoções de até 60% em janeiro

Lojas oferecem diversos descontos esta época do ano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/01/2020 às 16:12
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O mês de janeiro já é conhecido pelas promoções e em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, várias lojas do centro indicam que os preços baixaram. Em uma loja de roupas, há itens a partir de R$ 25,99 e descontos de até 60%.

"É um período em que as pessoas vêm procurar a promoção. Então até para facilitar a vida do consumidor a gente coloca uma área específica só para promoção", revelou o gerente da loja, Eduardo Menezes.

A dona de casa Nilda Pereira foi uma das que aproveitou a liquidação em uma loja de roupas da Rua XV de Novembro. "Estou dando uma olhada para mim, para minha mãe. Fica mais em conta em janeiro", contou.

Geralmente os descontos são expostos já na vitrine, para que os consumidores vejam ao passar pela calçada. "O pessoal já inicia o ano, o mês de janeiro, em busca de promoções. Então a gente aproveita a oportunidade para atrair o cliente", disse a gerente de outro estabelecimento, Gisele Alves.

Cuidados para não ser enganado

Porém, de acordo com a advogada Marcela Souto Maior, são necessários alguns cuidados para não cair em fraudes. "Tem que ser verificado se o produto realmente está na promoção, porque o que está acontecendo, infelizmente, é que os comerciantes elevam o preço de mercado no final do ano, porque sabem que as vendas vão aumentar. Quando chega em janeiro, faz aquela promoção para evitar que o consumidor possa trocar o produto, e isso é prejudicial ao consumidor", orientou.

Ainda segundo a advogada, quando trata-se de promoção, o comerciante costuma avisar que não haverá troca, apenas em caso de defeito. Também há a possibilidade de o desconto estar sendo oferecido por causa de um defeito. Nestes casos, o comerciante deve indicar o motivo da baixa do preço e o cliente não poderá trocar o produto com esta alegação.

Veja na reportagem do "Por Dentro", da TV Jornal Interior: