Equipe médica

Chegada de 39 profissionais de saúde reforça HRA, em Caruaru

Entre os convocados para a unidade, há 14 neurocirurgiõess

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/01/2020 às 19:12
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A chegada de 39 profissionais de saúde aprovados no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, vai reforçar a equipe da unidade hospitalar. Entre eles, há 14 neurocirurgiões.

O HRA é referência em atendimento de emergência a traumas e tem entre as especialidades ortopedia e cirurgia geral. A unidade de saúde atende 87 municípios e tem 230 leitos. Cerca de 1.300 pessoas passam pela emergência todo mês. Os atendimentos ambulatórios são em torno de 9 mil por mês.

Porém, várias vezes a unidade fica superlotada e precisa de profissionais. Para o diretor médico do HRA, Pedro Melo, a chegada dos novos médicos irá melhorar a qualidade do atendimento e evitar que alguns pacientes precisem ser encaminhados ao Recife. "Em que pese todas as dificuldades que a gente tem atravessado, essa realmente é uma notícia extraordinária", destacou.

Grande parte dos atendimentos do HRA envolve vítimas de acidentes com motocicletas. Para o diretor médico do hospital, é preciso que a legislação puna os responsáveis pelos acidentes, para que estes caiam e a demanda diminua. "Por maior que seja o esforço, por maior que seja o número de cirurgias, a entrada é um cano de 100, a saída é um cano de 25", comparou.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Médicos, Paulo Maciel, é necessário que além da equipe médica, o Governo do Estado forneça a estrutura necessária para a realização dos atendimentos, com instrumental cirúrgico, equipe de retaguarda, entre outros: "Existe uma melhoria real nessa situação dos novos selecionados, que são 14 neurocirurgiões. Isso é um pleito antigo do Sindicato dos Médicos de Caruaru e da própria população. Com isto, existirá a possibilidade de que os pacientes de trauma craniano, de Acidente Vascular Hemorrágico, possam ser operados em Caruaru".