Trânsito

Bolsonaro diz que carros emplacados não precisarão trocar para padrão Mercosul

Exigência será apenas para veículos novos, furtados ou que sofreram algum dano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/01/2020 às 18:54
Wilson Dias/Agência Brasil
FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta quarta-feira (22) que não será necessário fazer a troca de placas dos veículos já emplacados para as placas do padrão do Mercosul. A informação foi divulgada através do Twitter.

Segundo ele, as placas atuais irão valer até o fim da vida útil do veículo. A placa nova valerá apenas para carros novos ou em caso de furto ou dano.

Os veículos que forem emplacados pela primeira vez deverão obrigatoriamente ter as placas novas a partir de 31 de janeiro. De acordo com Bolsonaro, o Governo fez alterações na nova placa, como a retirada da exigência de chips e dispositivos refletivos.

Ainda de acordo com o presidente, não será mais necessário trocar de placas sempre que houver mudança de município. Bolsonaro anunciou ainda que as medidas adotadas garantirão uma economia de R$ 2 bilhões por ano para a população.

Placas novas

A placa do Mercosul tem quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente em vigor. A cor de fundo será branca e a cor da fonte irá diferenciar o tipo do veículo.