Saúde

O que é Coronavírus? Conheça mais sobre a doença que assusta o mundo

Primeiros coronavírus em humanos foram identificados por volta da década de 60

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/01/2020 às 11:57
MARK RALSTON/AFP
FOTO: MARK RALSTON/AFP

O coronavírus é um vírus novo que está causando preocupação no mundo todo. Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. Os primeiros Coronavírus em humanos foram identificados por volta da década de 1960.

O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.

Transmissão

O coronavírus pode ser transmitido através do ar, por meio de tosse ou espirro, aperto de mão e contato com objetos ou superfícies que já foram contaminadas. O diagnóstico é feito por meio da avaliação de um profissional da saúde. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, podem ser feitos exames de sangue, fezes e/ou secreções nasais para confirmar a presença do vírus. Pode ser necessário internar o paciente, em casos mais graves.

Como se prevenir?

O Ministério da Saúde recomenda, para a prevenção, que a pessoa higienize as mãos antes de comer, utilize lenço descartável para higiene do nariz, evite tocar em mucosas dos olhos, nariz e boca, higienize as mãos após tossir/espirrar, manter os lugares ventilados e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas da infecção.