Abastecimento

Adutora de Serro Azul deverá ser entregue este ano

Promessa foi feita pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/01/2020 às 17:54
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

As obras da Adutora de Serro Azul começaram no segundo semestre de 2018 e de acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), devem ser concluídas em 2020. A adutora irá abastecer as cidades de Caruaru, Gravatá, Bezerros, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

A estrutura deverá ter 58 quilômetros de extensão e quatro estações de bombeamento, além de um reservatório para armazenar 500 litros de água por segundo. O investimento da obra é de R$ 200 mil.

Apesar da promessa de entrega, cerca de 50% dos serviços estão concluídos, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Atualmente, estão sendo feitas elevatórias em Palmares, na Mata Sul, e em Bonito, no Agreste.

Quem espera ansiosamente pelo abastecimento é a dona de casa que mora em Caruaru, Joseane Alexandre. Quando precisa da água, ela faz uma solicitação ao programa municipal de caminhões-pipa.

Porém, segundo ela, o serviço demora. "Está muito difícil, cheguei lá em dezembro, pedi um de 14 mil litros de água, mas só veio um de 10", contou. Na residência moram cinco pessoas, e fica difícil desempenhar as atividades do dia-a-dia sem o abastecimento.

O autônomo Sebastião Francisco, que mora no bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru, sofre há sete meses com a falta de água. "Só comprando, e essa chuvada que deu agora para aparar dentro dos tanques".