Saúde

Hemope Caruaru lança campanha de doação de sangue para o carnaval

Meta da campanha é aumentar em cerca de 20% o número de doadores no período

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 03/02/2020 às 10:09
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemope) de Caruaru lançará nesta terça-feira (4) uma campanha de doação de sangue para o carnaval 2020. A campanha, que tem como tema "Vem doar Sangue pra mim", conta com o apoio da Estação Regional do Governo Presente Caruaru.

A meta da campanha é aumentar em cerca de 20% o número de doadores no período que antecede o carnaval, para que não falte sangue durante a época em que há uma grande demanda e baixo número de doadores.

“Sabemos que nosso carnaval recebe muitos turistas, uma festa descentralizada e precisamos estar preparados para qualquer eventualidade de emergência, por isso a importância de aumentarmos os números de doadores”, destacou Elayne Simões, Diretora do Hemope Caruaru.

O lançamento oficial será a partir das 9h, em frente ao Hemope Caruaru, localizada na Avenida Osvaldo Cruz. Os doadores serão recebidos em ritmo de frevo com a presença da banda da Polícia Militar e apresentações do Boi Treme Terra. Também serão ofertados serviços de saúde, como verificação de pressão, teste de glicemia e distribuição de preservativos.

No dia 9 de fevereiro, o bloco “Vem doar sangue pra mim” irá para a rua, e concentrará às 9h em frente ao Hemope. Quem pode doar?

Quem pode doar?

É preciso ter entre 16 e 60 anos e pesar mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é preciso ter autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. Em todos os casos, o doador precisa estar bem e não pode estar doente. Deve estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, ter tido uma boa noite de sono e estar bem alimentado.

O Hemope Caruaru funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do número 3719-9569.