Saúde

Pernambuco tem quatro casos suspeitos do novo coronavírus

Dez casos suspeitos já foram descartados

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 03/03/2020 às 7:49
Cinthya Leite/JC
FOTO: Cinthya Leite/JC

O estado de Pernambuco tem quatro casos suspeitos de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde durante uma coletiva de imprensa na tarde dessa segunda-feira (2). Dez casos suspeitos já foram descartados.

Desses casos descartados, nenhum vírus respiratório foi identificado em três deles. Sete casos positivaram para outros tipos de vírus. Dois dos exames positivaram para o Influenza B. Quatro deles apontaram resultado positivo para o Influenza A H1N1. Um exame detectou o Beta Coronavírus OC43, que é diferente do novo coronavírus ou Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o OC43 pode ser chamado de "velho coronavírus". O infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Demetrius Montenegro, disse que a família do vírus é vasta. "Tem alguns [coronavírus] que circulam mais entre os humanos e este [o OC43] já circula há muito tempo. Já se conhece este vírus, mas não se faz a investigação dele porque não tem nenhuma importância clínica, já que causa um resfriado comum".

Casos no Brasil

No Brasil, a número casos suspeitos do novo coronavírus subiu de 252 para 433, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Dois casos do Covid-19 foram confirmados no País. O novo coronavírus atingiu dois homens, um de 61 e outro de 32 anos, ambos de São Paulo. De todas as notificações suspeitas, 162 casos foram descartados.

Confira os casos pelo mundo