Saúde

O uso de álcool em gel pode interferir no teste do bafômetro?

Boato que circula nas redes sociais tem preocupado aqueles que tentam se prevenir

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 04/03/2020 às 16:50
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Seja o uso de máscaras ou a constante higienização das mãos com o álcool em gel, diversos cuidados vem sendo tomados para evitar que o novo coronavírus se espalhe. Entretanto, a circulação de um boato na internet tem deixando ainda mais assustados aqueles que tentam se prevenir do surto: o uso de álcool em gel pode interferir em testes do bafômetro e fazer com que aqueles que tentam se cuidar acabem sendo multados por isso.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nega que o uso de álcool em gel pode interferir no teste do bafômetro. Nas imagens, um policial realiza a higienização das mãos utilizando o álcool em gel e em seguida faz uso de um etilômetro. O teste dá negativo.

De acordo com o policial rodoviário federal Ângelo Fernando, caso se sinta prejudicado o motorista pode aguardar um tempo e realizar o procedimento novamente. "Se por ventura, o usuário tiver feito um teste que dê positivo e informar que fez o uso do álcool em gel, ele será retirado do ambiente do veículo, aguardar alguns minutos e tentar novamente", explica.

Confira na reportagem do programa "Por Dentro", da TV Jornal Interior