Rendeiras

Jovem denuncia que foi vítima de ação truculenta da Guarda Municipal de Caruaru; veja vídeo

Ele voltava do trabalho quando sofreu abordagem

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/03/2020 às 16:12
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um jovem de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, denuncia que foi vítima de uma ação truculenta por parte da Guarda Municipal da cidade. O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (11) no bairro das Rendeiras, quando ele voltava do trabalho, em uma estamparia.

"Quando eu avistei o guarda, ele me avistou também, teve aquela troca de olhares. Eu relevei, fui embora. Quando foi mais na frente, ele jogou a viatura para cima da gente, me chamou e perguntou porque eu tava encarando ele", relembrou Gabriel.

Ainda de acordo com o jovem, um guarda teria saído da viatura alterado com um cassetete e corrido atrás dele. "A população me viu e achava que eu era ladrão. Eles me deram um mata leão, começaram a me imobilizar. Quebraram meu celular, minha marmita", contou.

A mãe do rapaz, Maria do Carmo, foi avisada por uma pessoa conhecida e foi até o local tentar separar os guardas do filho: "Eu procurei força nas pernas. Eu passei mal, vim para casa, minha pressão aumentou demais, meu coração acelerou".

O lado da Guarda Municipal

Sobre o assunto, o comandante da Guarda Municipal de Caruaru, Evandir Amorim, relatou que a equipe estava fazendo o patrulhamento preventivo no parque municipal das Rendeiras quando teria visto "três indivíduos em atitude suspeita". Segundo o comandante, quando a viatura se aproximou, um deles tentou fugir, o que reforçou a suspeita dos guardas.

"A Guarda conseguiu abordá-lo e quando foi fazer a busca pessoal, o cidadão abordado começou a desacatar com palavrões, agredindo verbalmente o efetivo. Foi dada a voz de prisão e houve um tumulto", disse Evandir Amorim. Ele disse que duas das pessoas envolvidas foram conduzidas à delegacia pela guarda. O comandante afirmou ainda que os guardas serão ouvidos para que a situação seja melhor compreendida.