Segurança

Sindicato diz que policiais civis vão parar por 24 horas nesta sexta

Sinpol disse que decisão foi tomada porque governo estadual não teria atendido propostas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/03/2020 às 12:41
SINPOL/DIVULGAÇÃO
FOTO: SINPOL/DIVULGAÇÃO

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) disse nessa quarta-feira (11) que os policiais vão paralisar as atividades por 24 horas a partir da 0h desta sexta-feira (13) em Pernambuco.

O Sinpol disse, através nota, que a decisão foi tomada porque o governo estadual havia se comprometido a apresentar uma proposta de reajuste salarial e melhorias no trabalho, mas, de acordo com o sindicato, ainda não foi feita.

A Polícia Civil afirmou que o diálogo está aberto e “qualquer iniciativa no sentido de paralisar atividades, além de ilegal, é precipitada”.

Durante uma assembleia geral extraordinária na quarta-feira (11), os policiais civis definiram que a operação padrão será "implementada intensamente" a partir desta quinta-feira (12). Uma nova passeata foi marcada para 19 de março, na sede do Sinpol.

“A categoria deu um voto de confiança ao governo, mesmo com o histórico de falta de diálogo. Não paralisamos as atividades durante o Carnaval em respeito ao povo pernambucano e, mais uma vez, sinalizando nossa disposição em não radicalizar. Mas, infelizmente, está provado que esse governo só entende a linguagem da luta. É uma pena, mas está obvio que o governador não tem palavra. Mentiu para os policiais civis e para o povo pernambucano”, contou o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que mantém aberto um canal de diálogo com a categoria, “com avanços importantes obtidos por meio da mesa de negociação ao longo dos últimos anos”.

Leia a nota na íntegra:

"A Polícia Civil de Pernambuco acredita na responsabilidade e no compromisso dos seus servidores com a segurança pública e o bem-estar dos pernambucanos. Vale lembrar que o Supremo Tribunal Federal decidiu, em 2017, pela inconstitucionalidade das greves por parte dos policiais civis e demais servidores que atuam diretamente na segurança pública. Casos que infrinjam a legislação vigente e normas internas da corporação serão, como de praxe, analisados pela Corregedoria Geral da SDS. É importante lembrar que o Governo de Pernambuco mantém um canal de diálogo aberto com a categoria, com avanços importantes obtidos por meio da mesa de negociação ao longo dos últimos anos. Em tempos de crise, em que muitos estados deixaram de honrar com a folha de pagamento, houve significativos ganhos salariais e nas condições de trabalho para os policiais de Pernambuco. Qualquer iniciativa no sentido de paralisar atividades, além de ilegal, é precipitada. A PCPE, integrada às operativas de segurança, não medirá esforços para prevenir e reprimir a violência, garantindo o ir e vir e o bem-estar da população".