Economia

Pagamento do 13º para aposentados é adiantado por causa de coronavírus

Provas de vida de beneficiários do INSS foram suspensas por 120 dias

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 13/03/2020 às 8:58
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Algumas providências para diminuir os impactos do novo coronavírus para a população foram anunciadas nessa quinta-feira (12) pelo Ministério da Economia. Uma das medidas é a antecipação para abril do pagamento de R$ 23 bilhões referentes à parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Além disso, foram suspensas, por 120 dias, a realização de prova de vida dos beneficiários do INSS.

O grupo de monitoramento que se reuniu foi instituído pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para propor medidas para suavizar os efeitos econômicos do avanço da infecção no país. Esse grupo é formado por representantes das secretarias especiais da pasta.

"A gente tem grandes preocupações com cadeias produtivas, verificar o que está sendo desabastecido, o que precisa de auxílio, por exemplo, com produtos hospitalares, se precisa de alguma facilidade para desembaraço aduaneiro, se precisa de alguma redução de tarifa de exportação, que medida precisa ser adotada a cada momento necessário. Estamos acompanhando, obviamente, os indicadores da economia e a necessidade de remanejamento de orçamento", afirmou o secretário-executivo Marcelo Guaranys.   

Também foi proposto ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros dos empréstimos consignado em favor dos beneficiários do INSS, e também a ampliação do prazo máximo das operações.

O governo avalia também se permitirá novos saques imediatos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

*Com informações da Agência Brasil

Veja mapa do coronavírus pelo mundo

O que é coronavírus

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.