Saúde

Número de casos confirmados de coronavírus sobe para 8 em Pernambuco

São sete casos importados e um de transmissão local

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/03/2020 às 8:07
Pixabay
FOTO: Pixabay

Em Pernambuco, o número de casos confirmados para o novo coronavírus subiu para oito nesse domingo (8). Uma mulher do Recife, de 58 anos, que passou pela França e pela Espanha foi diagnosticada com a doença. Contabiliza-se sete casos importados e um de transmissão local, de acordo com balando divulgado em coletiva pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Foram 127 notificações, 61 casos em investigação, 11 casos prováveis e 47 descartados.

A segunda passageira do navio que atracou no Porto do Recife que havia apresentado sintomas foi testada negativo. A empregada doméstica que trabalhou na casa de casal diagnosticado com o vírus também teve resultado negativo, mas deve passar por mais uma análise daqui a sete dias.

No total, 11 municípios pernambucanos já notificaram casos da doença. Recife tem 40 casos monitorados; Jaboatão dos Guararapes, 8 e Olinda, 3. Há outros casos sendo investigados em Barreiros, Belo Jardim, Passira, Jatobá, Petrolina. Cidades como Caruaru, Paulista e Vitória de Santo Antão tiveram casos descartados.

Sobre o coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado na China. O novo vírus foi intitulado Covid-19.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, que são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937 e descritos como coronavírus em 1965. O nome vem do perfil do vírus visto no microscópio, o que parece uma coroa.

Acompanhe o vírus pelo mundo