Saúde

Países da América do Sul decidem fechar fronteiras por causa do coronavírus

Chefes de estado decidiram proteger as fronteiras

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 17/03/2020 às 8:55
Foto: Aeroporto de Roma
FOTO: Foto: Aeroporto de Roma

Os presidentes dos países membros do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosur) decidiram nessa segunda-feira (16) proteger suas fronteiras e comprar em conjunto suprimentos médicos por causa do novo coronavírus.

De acordo com o comunicado divulgado pelo governo do Chile, os chefes de Estado decidiram "proteger as fronteiras de maneira coordenada e eficaz, facilitar o retorno de nacionais a seus respectivos países e promover compras conjuntas de suprimentos médicos para acessar melhores condições".

Participaram da reunião, através de videoconferência, os presidentes: Sebastian Piñera, do Chile; Alberto Fernández, da Argentina; Jeanine Añez, da Bolívia; Iván Duque, da Colômbia; Lenin Moreno, do Equador; Mario Abdo, do Paraguai; Martín Vizcarra, do Peru; Luis Lacalle Pou, do Uruguai e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

Os países também decidiram compartilhar informações obtidas na experiência de cada país com o vírus, aumentar a capacidade de diagnóstico e cooperar com organizações financeiras multilaterais.

Acompanhe o vírus pelo mundo