Saúde

Enfermeiros de Pernambuco decidem na sexta se vão paralisar atividades

Decisão foi adiada para essa sexta devido ao prazo que a SES-PE deu para reabastecer unidades de saúde com Equipamentos de Proteção Individual

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 19/03/2020 às 12:09
Pixabay
FOTO: Pixabay

Os enfermeiros de Pernambuco vão decidir nessa sexta-feira (20) se vão paralisar as atividades. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe) realizou uma reunião com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) na tarde dessa quarta-feira (18).

A data da decisão foi adiada para essa sexta-feira (20) porque, segundo a categoria, é o prazo que a SES-PE deu para reabastecer unidades de saúde com Equipamentos de Proteção Individual que estariam faltando em meio à pandemia do coronavírus.

“Eles ficaram de garantir até sexta-feira (20), às 12h, a reposição nas unidades de saúde. Também informaram que vão nos passar a previsão para realizar licitações para compra de mais materiais. Não adianta reabastecer hoje, por exemplo, e faltar de novo em dois dias. Na sexta à tarde, dependendo, nos reunimos para deliberar”, explicou Ludmila Outtes, presidente do Seepe.

Os enfermeiros haviam ameaçado paralisar as atividades a partir desta segunda-feira (23). O sindicado pretendia manter 50% dos profissionais trabalhando. “Não tem condições de trabalho. A gente está sem equipamentos de proteção, não tem máscara, não tem sabão para lavar as mãos nem álcool em gel e estamos colocando nossa vida em risco em meio à essa pandemia do coronavírus”, explica a presidente do Seepe.

Acompanhe o vírus pelo mundo