Saúde

China testa vacina contra novo coronavírus em voluntários

Primeiro lote foi testado em pessoas de 18 a 60 anos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/03/2020 às 11:31
Pixabay
FOTO: Pixabay

A China testou no último sábado (21) sua primeira vacina contra o novo coronavírus em voluntários. O medicamento é desenvolvido em conjunto pela iniciativa privada por pesquisadores e forças armadas do país.

O primeiro lote foi testado em moradores de 18 a 60 anos da província de Wuhan, divididos em três grupos, cada um com 36 membros. Eles devem ficar em quarentena por 14 dias e serão monitorados durante seis meses para identificar possíveis reações.

De acordo com o jornal chinês Global Times, o produto é uma vacina recombinada desenvolvida em conjunto pela empresa de biotecnologia CanSino Biologics Inc e uma equipe de pesquisa liderada por Chen Wei, especialista em prevenção e controle de riscos biológicos da Academia de Ciências Médicas Militares e general das forças armadas chinesas.

A equipe de Chen vem fazendo pesquisas desde o fim de janeiro deste ano com o objetivo de criar uma vacina contra o vírus juntamente com empresas locais e com base na experiência anterior da equipe militar.

Os voluntários não precisam ser infectados com o coronavírus após receber a vacina, segundo o jornal. Os pesquisadores vão testar se foram criados anticorpos e se os voluntários se tornaram imunes.