Saúde

Coronavírus: Prefeitura de Caruaru instala barreiras sanitárias educativas no município

Ação tem objetivo de controlar avanço do vírus na cidade

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/03/2020 às 8:20
Reprodução/Redes sociais
FOTO: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano, está instalando a partir desta segunda-feira (23) barreiras sanitárias educativas no município. A medida havia sido anunciada na última sexta-feira (20) pela prefeita Raquel Lyra. A ação busca controlar o avanço da doença na cidade e precisou passar por algumas alterações por causa de medidas definidas pelo Governo Federal e Ministério Público de Pernambuco.

Os acessos ao município terão bloqueios educativos diariamente. As barreiras sanitárias serão itinerantes e ficará em locais estratégicos da cidade, formadas por Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Agentes de Saúde, Fiscais da Secretaria de Ordem pública e da Secretaria de Serviços Públicos, além de Bombeiros Civis voluntários.

As abordagens serão feitas nos caminhões e caminhonetes; transportes intermunicipais (ônibus, vans e toyotas), veículos de passeio e motos com placas de outras cidades. “A ideia é colocar em prática todos os impedimentos publicados no Decreto, observando de perto o que está ou não em funcionamento na cidade. Ainda não existe restrição do fluxo de pessoas”, explica a Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.

A população de risco, que é formada por crianças, grávidas e idosos, será orientada a retornar para as suas casas. Pessoas com sintomas de coronavírus serão encaminhadas para a unidade básica de saúde mais próxima.

A Prefeitura de Caruaru está aumentando gradativamente as restrições na cidade para diminuir o risco de transmissão do vírus. “Desde domingo passado estamos numa luta incansável para restringir a circulação de bens e pessoas. Tínhamos o objetivo de colocar em prática as barreiras sanitárias nos acessos ao município a partir da segunda-feira, no entanto, no último sábado (21), tanto o Governo Federal como Ministério Público Estadual expediu recomendação no sentido de que fosse revogado qualquer ato administrativo tendente a restringir o acesso de pessoas e bens no Município. Dessa forma, tivemos que repensar nossa estratégia”, explicou Raquel Lyra.

Casos confirmados em PE

Pernambuco tem 37 casos confirmados no novo coronavírus. Desses, nove estão hospitalizados e 25 cumprem isolamento domiciliar. Até o momento, são 725 casos notificados. 375 foram descartados, três são prováveis e outros 310 seguem em investigação.

Acompanhe vírus pelo mundo