Água

Chuvas fortes fazem barragens transbordarem no Sertão Pernambucano

Grande volume de chuvas fizeram verter barragens

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 24/03/2020 às 12:55
Foto: Júnior Finfa/Especial para a Rádio Jornal
FOTO: Foto: Júnior Finfa/Especial para a Rádio Jornal

Barragens do Sertão pernambucano estão enchendo por causa das fortes de chuvas que caem na região dos sertões do Pajeú e Moxotó. A barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, que tem capacidade de 20 milhões de metros cúbicos, está vertendo. A barragem do Rosário, em Iguaraci, que tem capacidade para 35 metros cúbicos, está transbordando.

A Barragem de Ingazeira, com capacidade de 50 metros cúbicos, recebeu muita água da chuva. A população ribeirinha de áreas como Tuparetama deve ficar atenta. Além disso, a barragem do Moxotó acabou provocando a retirada de moradores ribeirinhos de locais de risco. Nessa segunda-feira (23), a barragem se encontrava em nível 3 como alerta.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a maior parte das chuvas ocorreu em Sertânia no domingo (24): 150 milímetros foram registrados. Outras cidades também acumularam grandes volumes de chuva, como Lagoa Grande (com 67,90 milímetros), Poção (com 52 milímetros), Caruaru (com 45,81 milímetros) e Quipapá (com 31,90 milímetros).

De acordo com informações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devido ao grande volume de água do Rio Moxotó, uma das estações de bombeamento poços Moxotó, em Sertânia, foi inundada duas vezes consecutivas e a vazão de água distribuída para a cidade foi reduzida em 80%.

Ainda segundo a Compesa, as chuvas que devem continuar inviabilizarão o restabelecimento do equipamento e por isso, atenderá os moradores através de dez carros-pipa até regularizar a situação.