Oportunidade

Coronavírus: Ebserh lança edital para contratação temporária de até 6 mil profissionais

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e até engenheiros e arquitetos irão atuar no combate ao coronavírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/04/2020 às 10:47
Divulgação/Ebserh
FOTO: Divulgação/Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou nesta quarta-feira (1º) o edital de um processo seletivo super simplificado, em caráter emergencial, para cadastro reserva de até 6 mil profissionais. Os selecionados irão atuar de forma temporária no enfrentamento ao coronavírus na Rede Ebserh. Eles poderão ser convocados para atuar no hospital de escolha no momento da inscrição, de acordo com a necessidade de cada unidade.

De acordo com a Ebserh, os profissionais irão repor trabalhadores que poderão precisar de ausentar por causa da Covid-19. O processo seletivo é de caráter urgente e temporário, durante o estado de calamidade decretado pelo Governo Federal.

A seleção não deve impactar os concursos públicos já em andamento. "A possibilidade de antecipar os concursos em andamento foi amplamente estudada, mas trâmites e prazos legais precisam ser cumpridos, o que impossibilitou a antecipação de etapas. Ainda que o processo esteja sendo movido pela urgência, temos tido a necessária preocupação com a transparência, de modo que a empresa tenha à sua disposição os profissionais necessários para o enfrentamento dessa grave crise", destacou o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa.

Vagas

As vagas - todas para cadastro reserva - estão distribuídas em: 900 para médicos (especialidades Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva); 1,4 mil para enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), 3 mil técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo Covid-19.

Como participar

O processo seletivo será feito através de análise curricular e avaliação de títulos e experiência profissional. Os interessados poderão se inscrever até a próxima segunda-feira (6), acessando o site do Instituto AOCP. No link, os candidatos deverão ler o edital, informar os dados pessoais, fazer o upload dos documentos obrigatórios e escolher o hospital em que prefere atuar em caso de convocação. O resultado da seleção será divulgado na quarta (8).

Rede Ebserh

A Rede Ebserh tem 40 unidades hospitalares em todo o Brasil e em algumas regiões, os hospitais têm atuado como referência ao enfrentamento do coronavírus. Em outras cidades, as unidades funcionam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A empresa integra o Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde no monitoramento da Covid-19.