Quarentena

Cursos online gratuitos são opção durante isolamento social do coronavírus

Qualificação profissional é boa opção para quem está em quarentena

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/04/2020 às 11:08
Pixabay
FOTO: Pixabay

O período de isolamento social por causa do coronavírus faz com que as pessoas passem a maior parte do tempo em casa e fiquem ociosas. Uma boa ideia para quem não gosta de ficar parado é fazer cursos online.

Após o período da quarentena, o nível de qualificação do participante terá crescido. Para ajudar as pessoas que estão isoladas, muitas instituições e plataformas decidiram liberar o acesso dos cursos pela internet de forma gratuita.

Confira:

Secretaria do Trabalho de PE

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) oferece mais de 2,5 mil vagas para cinco cursos profissionalizantes gratuitos na modalidade Educação à Distância (EAD). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima terça-feira (7). Os cursos são: Introdução a Web Design; Edição e Processamento de Imagens; Informática Básica; Técnicas de Vendas e Técnicas de Atendimento ao Público. As inscrições podem ser feitas no site. Um email foi disponibilizado para tirar dúvidas.

Senac

O Senac disponibilizou 40 mil novas vagas em 20 cursos à distância, entre extensão universitária e livres. As formações dão direito a certificado válido em todo o território nacional. Os cursos são nas áreas de educação, gestão e saúde na modalidade extensão. Já os cursos livres são nas áreas de administração do tempo, desenvolvimento de equipe, estilo e imagem pessoal, aproveitamento integral de alimentos, entre outros.

Os cursos têm recursos multimídia em formatos variados e textos disponibilizados offline para impressão, videoaulas, materiais interativos e atividades avaliativas. As inscrições para os cursos podem ser realizadas pelo site do Senac EAD. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelos telefones (81) 3413.6728/6729/6730.

Sebrae

O Sebrae oferece durante a quarentena vários cursos nas áreas de empreendedorismo, planejamento, vendas, finanças, inovação, marketing, entre outros. Confira no site.

Portal Educação

O site oferece alguns conteúdos gratuitos nas áreas de Produtividade, Figuras de Linguagem, Marketing Internacional, Liderança, Administração, entre outros. É possível se inscrever pelo link.

Faber-Castell

A Faber-Castell liberou o acesso gratuito a cursos de desenho da plataforma online. Há cursos de Lettering Básico, Desenvolvimento de Personagens, Técnicas de Narrativa Visual, Galáxias em Aquarela, entre outros. A gratuidade vai até o dia 19 de abril. Os cursos podem ser acessados no site.

Gokursos Educação

Uma parceria entre a Gokursos e a Uninassau, Uninabuo, Unama, UNG, Univeritas e Uninorte, do grupo Ser Educacional, oferece cursos gratuitos em diversas áreas. São mais de 40 opções de capacitação. Entre os temas estão Análise de Jogo, Jogadas e Instrução em Tempo Real, Desenvolvimento de Aplicações para Internet, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Montagem e Edição, Fatores Humanos e Psicologia na Aviação Civil. A gratuidade dos cursos segue até o dia 4 de abril. Após a inscrição, as aulas ficam disponíveis durante 15 dias, no site.

FGV

A FGV tem cerca de 60 cursos online gratuitos, nas áreas de liderança e pessoas, economia e finanças, direito, educação e humanidades, tecnologia e ciência de dados, entre outros.

eduK

A plataforma disponibiliza de forma gratuita a reprise de alguns cursos em áreas como alimentação, confecção de roupas, decoração, estética, fotografia, entre outros. Confira.

Cogna

Na área de ensino superior, são 51 cursos gratuitos com certificado de conclusão. Entre os cursos estão Empreendedorismo, Empregabilidade, Democracia/Ética e Cidadania, Português, Educomunicação, Mídias e Redes Sociais, Ferramentas e Técnicas de Coaching, entre outros.

Expertise

A Expertise Qualificação e Consultoria também oferece vídeoaulas gratuitas no período da quarentena. Há opções nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, Inovação, Qualidade, entre outros.