Boletim

Bebê de um mês está entre os 30 novos casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

Criança foi encaminhada para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/04/2020 às 14:16
Foto Ilustrativa/Michal Jarmoluk/Pixabay
FOTO: Foto Ilustrativa/Michal Jarmoluk/Pixabay

Um bebê de um mês está entre os 30 novos casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco da quinta (2) para esta sexta-feira (3). De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), agora os números do estado somam 136, com 10 mortes e 17 recuperados.

Segundo a SES, o bebê, do sexo masculino, apresentou sintomas gripais e foi levado para o Imip na última segunda-feira (30). Na manhã desta sexta, a criança foi encaminhada para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), com bom estado de saúde. A mãe do menino não apresenta sintomas; já o pai está em isolamento domiciliar. Além do bebê, dos 30 novos casos confirmados, 16 são homens e 13 mulheres, com idades entre 18 e 93 anos.

Veja quais são os sintomas do coronavírus e como fazer a prevenção

Veja como fazer máscaras caseiras de pano para proteção contra coronavírus

A nova morte confirmada neste boletim (são 10 no total) é de uma mulher de 51 anos que morava no Cabo de Santo Agostinho. Ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipojuca no dia 31 de março. Ela chegou a ser entubada, mas não resistiu e morreu. A paciente era fumante e já tinha sido atendida na UPA por problemas respiratórios.

Os casos confirmados da Covid-19 estão distribuídos por 14 municípios: Recife (92), Jaboatão dos Guararapes (8), Olinda (6), Camaragibe (4), Cabo de Santo Agostinho (2), Paulista (3), São Lourenço da Mata (3), Palmares (1), Belo Jardim (1), Caruaru (1), Petrolina (2), Ipubi (1), Aliança (1), Goiana (1). Também há casos no Arquipélago Fernando de Noronha (5) e casos de pacientes de outros estados (2) e países (3) atendidos em Pernambuco.

Do total de 136, 45 estão internados, sendo 19 em UTI/UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão isolados em casa e 17 já se recuperaram da doença.

Mais testes

De acordo com a SES, nas últimas 24 horas houve ampliação de 120% das testagens na rede pública, o que fez com que o número de confirmações aumentasse. Além disto, laboratórios privados que fizeram a testagem, tanto nos casos leves como nas Síndromas Respiratórias Agudas Graves (Srag), voltaram a ter capacidade de testagem e passaram a informar a pasta sobre os resultados.

Segundo a SES, o Lacen-PE "analisa a metodologia e os protocolos utilizados para coleta e processamento das amostras e, estando em conformidade com as normas técnicas do Ministério da Saúde, passa a validar os resultados do estabelecimento, que também deve enviar alíquotas das amostras positivas para compor o banco de amostras do Estado".