Foi divulgado nessa quinta-feira (2) pelo Ministério de Saúde, um manual indicando como confeccionar máscaras de pano caseiras para que as pessoas possam se proteger contra o coronavírus. O Ministério de Saúde indica que a máscara precisa ter mais de uma camada de pano e não deve ser compartilhada com outra pessoa.
"É preciso que a peça tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais", explica o Ministério.
Como fazer máscaras caseiras
Modelo 1 (com camiseta)
1 - Comece cortando a camiseta e espessura dupla de acordo com as marcações da figura
2 - Faça um ponto de segurança na parte inferior para segurar tudo;
3 - Coloque um papel entre as camadas;
4 - Amarre a alça superior ao redor do pescoço, passando por cima das orelhas;
5 - Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça.
Modelo 2 (com costura e elástico)
1 - Separe o tecido que tenha disponível (tecido de algodão, tricoline, TNT, outros têxteis), se possível, dê preferência ao tricoline;
2 - Faça um molde em papel de forma no qual o tamanho da máscara permita cobrir boca e nariz, 21 cm altura e 34 cm largura;
3 - Faça a máscara usando duplo tecido; Prenda e costure na extremidade da máscara um elástico, ou amarras.
Alguns cuidados com a máscara caseira
A máscara caseira não deve ser compartilhada com outras pessoas. Também é importante que a pessoa não fica ajustando a máscara quando estiver na rua. Ao chegar em casa, lembre-se de lavar as mãos antes de retirar o equipamento de proteção do rosto. Sempre lave a máscara após o uso, com água e sabão. Ela deve estar seca antes de ser reutilizada.