Economia

Coronavírus: Pesquisa diz que 89% dos pequenos negócios enfrentam queda no faturamento

Pesquisa do Sebrae conversou com empresários de micro e pequenas empresas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/04/2020 às 11:39
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 89% dos negócios das pequenas e micro empresas estão enfrentando uma queda no faturamento por causa do cenário da crise provocada pelo novo coronavírus no Brasil.

Ainda segundo a pesquisa, 36% dos empreendedores dizem que vão precisar fechar o negócio permanentemente dentro de um mês, se as restrições continuarem por muito tempo. A pesquisa foi realizada entre 20 a 23 de março com 9.105 donos de pequenos negócios.

Os empresários entrevistados na pesquisa afirmaram que o faturamento anual tem previsão para sofrer uma queda mesmo quando utilizam as vendas online. 54% dos empreendedores preveem que precisarão pedir empréstimos para manter o negócio.

Em relação ao tempo que o país precisará para voltar ao normal, 33% dos empresários acreditam que o país deve levar em média um ano ou mais.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, é necessário que sejam feitas medidas de socorro aos pequenos negócios. "As pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos do país e geram mais da metade dos empregos formais. A situação provocada pela pandemia exige de todos os agentes públicos o compromisso pela busca de soluções concretas e rápidas para os problemas que essas empresas estão enfrentando no dia a dia da crise”, explica Melles.

Confira mais dados da pesquisa

 

*Informações da Agência Sebrae de Notícias