Precaução

Famílias são retiradas de área em Águas Belas por risco de rompimento de barragem

Técnicos da Seinfra identificaram uma erosão na barragem do Ipanema

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/04/2020 às 8:45
Divulgação
FOTO: Divulgação

A barragem do Ipanema, em Águas Belas, no Agreste pernambucano, está correndo risco de se romper. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) nessa sexta-feira (3). Por causa das chuvas na região, o nível do reservatório aumentou muito e a prefeitura decidiu retirar as famílias que moram próximo ao local por segurança.

A Prefeitura informou que técnicos da Seinfra identificaram uma erosão na barragem. "Em vistoria realizada nesta sexta-feira (3), técnicos da Seinfra identificaram uma erosão de grande magnitude na barragem do Ipanema. Com isso, o sinal de alerta foi ligado para risco de rompimento da barragem. Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento", explicou a prefeitura municipal por meio de nota.

Ainda de acordo com a nota, o serviço de restauração do reservatório será iniciado quando o nível de água diminuir. A Defesa Civil do Estado foi acionada.

Na última segunda-feira (30), a barragem transbordou e causou inundações na Vila dos Pescadores.

Confira a nota na íntegra:

"Em vistoria realizada nesta sexta-feira (3), técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos identificaram uma erosão de grande magnitude na barragem do Ipanema. Com isso, o sinal de alerta foi ligado para risco de rompimento da barragem. Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento.

A prefeitura também já acionou a Defesa Civil do estado para ajudar na operação e alertou a Prefeitura de Itaíba para que possa tomar as devidas providências sobre os ribeirinhos do outro lado do rio Ipanema. O governo municipal pede a todos os águas-belenses para não irem à barragem e para não se aproximarem da margem do Ipanema. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo município.

De acordo com os técnicos, um termo de referência já foi estabelecido para restauração da barragem. Agora, a autoridade do estado responsável aguarda apenas o nível da água baixar para realizar o processo de recuperação".

A Seinfra informou à A Secretaria do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) sobre o risco de rompimento da barragem, já que também pode acabar atingindo as cidades de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras e Batalha, localizadas no estado de Alagoas. De acordo com a Semarh, em caso de rompimento, á água pode chegar nessas cidades dentro de 90 minutos.

Por meio de nota divulgada neste sábado (4), a Seinfra disse que a barragem se encontra em estado de emergência. A secretaria ainda reforça que está em contato com órgãos competentes e continua realizando o monitoramento. 

Leia a nota da Seinfra:

"A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) informa que a Barragem de Ipanema, localizada em Águas Belas, encontra-se em estado de emergência, apresentando risco de rompimento. Há alguns dias, o reservatório, cuja capacidade é de 1.120.000 metros cúbicos, está transbordando, por conta das fortes chuvas registradas na região. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no mês de março foi registrado o acumulado de 254,5 mm no município, o que significa 340% acima do esperado para o período. Além de Águas Belas, podem ser afetadas as cidades alagoanas de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Barbalha.

Ontem (03/04), técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos estiveram no local e comunicaram a situação à Prefeitura de Águas Belas, à Agência Nacional de Águas (ANA), à Apac, à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL), e à Defesa Civil de Pernambuco, que iniciou a retirada das famílias de comunidades ribeirinhas. A equipe de engenharia da Defesa Civil já está no local e acompanha 24h a ocorrência junto à Defesa Civil de Águas Belas. Os telefones de contato são o 199 e o 3181-2490. O atendimento é 24 horas. A Seinfra reforça, ainda, que está em contato com os órgãos competentes e segue com o monitoramento contínuo da barragem, contando com a presença de engenheiros no local".

Reprodução/Redes Sociais
Alagamentos em Arcoverde - FOTO:Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Chuvas causam transtornos em Arcoverde - FOTO:Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Água da chuva deixou ruas de Arcoverde alagadas - FOTO:Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Whatsapp
Chuvas causam alagamentos em Arcoverde - FOTO:Reprodução/Whatsapp
Reprodução/Redes sociais
Centro de Arcoverde foi atingido pela chuva - FOTO:Reprodução/Redes sociais

Divulgação/Prefeitura de Águas Belas
Prefeitura deu início às obras - FOTO:Divulgação/Prefeitura de Águas Belas
Reprodução/Whatsapp
Chuva causa transtornos em Águas Belas - FOTO:Reprodução/Whatsapp
Divulgação/Prefeitura de Águas Belas
Prefeitura de Águas Belas inicia limpeza - FOTO:Divulgação/Prefeitura de Águas Belas
Reprodução/Whatsapp
Chuva causou transtornos em Águas Belas - FOTO:Reprodução/Whatsapp
Reprodução/Whatsapp
Chuva provocou alagamentos em Águas Belas - FOTO:Reprodução/Whatsapp