Religião

Missas da Semana Santa serão transmitidas pela internet e rádio; veja programação

Diocese de Caruaru divulgou lista de eventos religiosos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/04/2020 às 16:53
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, irá realizar todas as celebrações da Semana Santa com as paróquias fechadas e sem público interno, por causa da crise do coronavírus. A medida atende às recomendações da Santa Sé e dos poderes públicos municipais e estaduais. A boa notícia é que todas as missas serão transmitidas via internet, através das redes sociais, ou pelas rádios.

A Missa dos Santos Óleos, que acontece tradicionalmente na quinta-feira santa, foi adiada para o mês de setembro, já que trata-se de um momento em que todos os padres precisam estar presentes para renovar as promessas sacerdotais. Também não haverá o Lava-pés nesta quinta (9), mas haverá a celebração da Instituição da Eucarística (Ceia do Senhor), às 19h, presidida pelo bispo Dom José Ruy. Às 21h, haverá a Vigília Eucarística.

Na Sexta-feira Santa, às 8h30, haverá a peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores (padroeira da cidade e da Diocese) e de São Sebastião pelos bairros da cidade. Apesar disto, a Diocese reforça que todos os fiéis permaneçam em casa. A ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor, também presidida pelo bispo diocesano terá início às 15h. Às 18h, acontecerá a Via Sacra e contemplação da imagem do Senhor Morto.

O Sábado Santo começa com a recitação das Dores de Maria, às 9h. Às 19h, Dom José Ruy presidirá a Vigília Pascal. No Domingo da Ressurreição, às 6h30, haverá a Santa Missa da Páscoa do Senhor, presidida por Dom José Ruy. Às 12h, será concedida a bênção do Santíssimo Sacramento e às 18h, haverá a Santa Missa da Páscoa do Senhor.

"Esta Semana Santa lamentavelmente será de uma forma diferente, como nunca se viu, pelo menos nas últimas gerações. Uma Semana Santa com igrejas fechadas, mas com a Igreja de Cristo presente em cada lar", destacou Dom José Ruy.

Veja a programação completa:

Quinta-feira Santa (09/04)

19h - Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom José Ruy (transmitida pela Web Rádio Diocesana e Facebook da Catedral - @catedralcaruaru.oficial)

21h - Vigília Eucarística

Sexta-feira Santa (10/04)

8h30 - Peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores (padroeira da cidade e da Diocese) e de São Sebastião pelos bairros da cidade;

15h - Ação litúrgica da Paixão e Morte do Senhor presidida pelo bispo diocesano Dom José Ruy (transmitida pela Web Rádio Diocesana e pelo Facebook da Catedral);

18h - Via Sacra e contemplação da imagem do Senhor Morto (transmitida pelo Facebook da Catedral).

Sábado Santo (11/04)

9h - Recitação das Dores de Maria (transmitida pelo Facebook da Catedral);

19h - Vigília Pascal presidida pelo bispo diocesano Dom José Ruy (transmitida pela Web Rádio Diocesana e Facebook da Catedral).

Domingo de Páscoa (12/04)

6h30 - Santa Missa da Páscoa do Senhor presidida pelo bispo diocesano Dom José Ruy (transmitida pela Rádio Jornal, Canção Nova e Web Rádio Diocesana);

12h - Benção do Santíssimo Sacramento (transmitida pela Web Rádio Diocesana);

18h - Santa Missa da Páscoa do Senhor presidida pelo Pe. Zenilson Tibúrcio (transmitida pela Rádio Jornal, Web Rádio Diocesana, TV Nova Esperança e Facebook da Catedral).