Justiça

Fábio Assunção vira réu por confusão no São João de Arcoverde

Há três anos, ator teria cometido crimes como desacato e dano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/04/2020 às 10:05
Divulgação/TV Globo
FOTO: Divulgação/TV Globo

O ator Fábio Assunção virou réu por quatro crimes, quase três anos após se envolver em uma confusão em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, durante o São João. Ele irá responder judicialmente por dano, resistência à prisão, desobediência e desacato. A decisão da Vara Criminal do município foi publicada esta semana. A informação foi revelada pela coluna Ronda JC.

Fábio Assunção foi detido após uma briga no Pátio de Eventos da cidade, onde aconteciam as festividades juninas, no dia 24 de junho de 2017. De acordo com as investigações, o ator teria agredido pessoas, desacatado policiais e quebrado o vidro de uma viatura da Polícia Militar. Ele apresentava sinais de embriaguez e foi autuado em flagrante. Na audiência de custódia, a Justiça concedeu liberdade provisória após o pagamento de fiança no valor de R$ 9.370.

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e, agora na condição de réu, o ator terá o prazo de dez dias para prestar esclarecimentos sobre a denúncia (contestação), antes de ser julgado. Ainda não se sabe quando Fábio Assunção será citado ou julgado, uma vez que a Justiça opera em esquema de plantão por causa do coronavírus. Neste período, estão sendo priorizados casos que envolvem réus presos e crimes mais graves. O MPPE não comentou o processo com a coluna.

Na época em que foi detido e liberado, o ator publicou uma mensagem no Instagram lamentando a situação. No texto, ele disse que "a situação saiu do controle" e que ele "errou ao se exceder". Disse ainda que não fez uso de drogas ilíticas e se responsabilizaria pelos danos causados. Ao fim, pediu desculpas.

Veja a íntegra do texto:

"Era uma noite de celebração. Tínhamos acabado de exibir nosso documentário filmado no sertão pernambucano no palco principal do festival de São João. Então fomos com a equipe confraternizar e a situação saiu do controle. Infelizmente aconteceu uma briga. Errei ao me exceder. Não fiz uso de nenhuma droga ilícita - o que será comprovado pelo exame toxicológico que eu mesmo pedi para ser feito. Serei responsável pelos danos causados. Agora estou bem. Agradeço pelas tantas manifestações de carinho e apoio que recebi. Peço a todos sinceras desculpas. Não é fácil, mas reconhecer meus erros e procurar sempre aprender com eles é o que eu desejo", disse Assunção.