Para se prevenir do novo coronavírus é necessário aumentar os cuidados com a higiene. Os alimentos que são comprados no supermercado também precisam de higienização. A Universidade Federal de Pernambuco publicou uma cartilha com orientações durante a pandemia com dicas de como higienizar os alimentos antes de guardá-los após as compras.
A cartilha foi elaborada pela Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da UFPE e está disponível no site da Universidade.
Como higienizar alimentos?
De acordo com a cartilha, é importante retirar logo os sapatos e trocar as roupas ao chegar em casa. Deve-se lavar mãos e os braços até a altura do cotovelo, em seguida. Sacolas plásticas e outras embalagens devem ser descartadas.
Depois, é preciso novamente lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70%. Os alimentos embalados devem se desinfetados com álcool 70% ou lavados com água e sabão, se as embalagens aguentarem essas substâncias.
Alimentos como frutas e verduras devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados em solução clorada, feita com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois enxágue bem.
Ainda segundo a cartilha, garrafas de vidro ou de plástico devem ser higienizadas em água corrente e sabão e depois secas com papel toalha.
Como lavar as mãos