SUS

Covid-19: Pernambuco chega a 99% de ocupação nos leitos de UTI

Nesta situação, algumas pessoas já precisam aguardar pelo leito

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/04/2020 às 12:53
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

O estado de Pernambuco chegou a 99% de ocupação dos leitos públicos (Sistema Único de Saúde) de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicadas aos atendimentos do novo coronavírus, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Segundo ele, o número impõe uma situação crítica, que já coloca algumas pessoas na fila aguardando por um leito de terapia intensiva. "É muito preocupante", lamentou.

> UTI no limite: entenda a taxa de ocupação das vagas para coronavírus em Pernambuco

O secretário destacou que o Estado tenta abrir mais leitos de UTI diariamente, mas se antes havia um adiantamento de leitos com relação ao número de pessoas necessitando deles, agora a situação está empatada. Ele lembrou que a letalidade da covid-19 é 10 vezes maior do que a da H1N1 (gripe suína), cujo surto ocorreu em 2009.

Isolamento social

André Longo lembrou que a única forma de diminuir a necessidade pelos leitos e o colapso do sistema de saúde é o isolamento social. De acordo com ele, em torno de 50% da população do Estado está isolada, mas o ideal a ser atingido era de 70%. Segundo ele, também é preciso manter as medidas de higiene e a etiqueta respiratória para evitar a disseminação do vírus.

Números em Pernambuco

Subiu para 2.908 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco, de acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (21). Nas últimas 24h, foram 218 novos casos da covid-19. Da segunda para a terça, 26 novas mortes foram confirmadas laboratorialmente. O Estado totaliza agora 260 mortes pela doença.