Pandemia

Coronavírus: Alunos de medicina da UPE têm formatura antecipada e virtual nesta quarta

Estudantes da unidade do Recife vão concluir o curso em uma cerimônia virtual transmitida no Youtube

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 22/04/2020 às 12:04
Yacy Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

Alunos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) de Recife vão concluir o curso nesta quarta-feira (22) em uma cerimônia virtual, transmitida pelo canal da universidade no Youtube. Os estudantes se conectaram através de computadores e celulares a partir das 10h.

A turma deveria terminar a graduação apenas no meio deste ano, mas uma portaria do Ministério da Educação autorizou a formatura antecipada de médicos no Brasil todo para reforçar as equipes de saúde. O requisito é ter completado pelo menos 75% do internato. A medida é de caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública.

Na reitoria da instituição apenas um aluno esteve presencialmente para representar os outros 74 colegas. Também estavam presentes o reitor Pedro Falcão e a diretora da Faculdade de Ciências Médicas, Dione Tavares Maciel. O governador Paulo Câmara acompanhou a celebração de maneira remota. Na ocasião, ele agradeceu os professores e estudantes pela dedicação principalmente nesse momento de pandemia.

"Agradeço a todos os formandos, cumprimentando a todos em nome da nova médica Rayane Leticia Matos da Silva, que fez um bonito depoimento em favor da vida, da medicina e da saúde pública. Estamos contando com vocês. A forma que estão finalizando o curso não é como vocês sonharam, mas é uma forma desafiadora e importante. Vocês estão comprometidos a partir de agora, a salvar vidas dos pernambucanos que precisam muito da nossa ajuda”, destacou o governador do estado.

"Neste momento de dificuldades e de falta de profissionais de saúde, a UPE cumpre com a sua missão de formar médicos para ajudar nesta pandemia", afirma o reitor Pedro Falcão.

"Vamos chamá-los [os alunos que vão se formar] para compor o enfrentamento à covid-19", contou o secretário estadual de Saúde, André Longo durante uma coletiva online nessa terça-feira (21).

Nessa segunda-feira (20), em Garanhuns, no Agreste pernambucano, uma turma de medicina da UPE com 38 alunos, colocou grau antecipadamente. Na unidade de Serra Talhada, no Sertão, 15 estudantes também colaram grau antecipadamente na última sexta-feira (17).

Coronavírus em Pernambuco