Polêmica

Órgãos e associações repudiam vídeo em que Murilo Couto ridiculariza cantor Assisão

Humorista debochou do artista nordestino e vídeo repercutiu nas redes sociais

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 27/04/2020 às 11:40
Reprodução/Internet/Social 1
FOTO: Reprodução/Internet/Social 1

Após a repercussão do vídeo em que o humorista Murilo Couto ridicularizou o artista Assisão, diversos órgãos e artistas se posicionaram defendendo o cantor nordestino. No vídeo, que já tem mais de 408 mil visualizações, Murilo Couto reage a uma live feita no dia 17 abril pelo forrozeiro e debocha do visual do artista.

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, emitiu uma nota nesta segunda-feira (27) repudiando os comentários do humorista e pedindo respeito ao legado de Assisão. Confira:

"A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru repudia os comentários do humorista Murilo Couto sobre o cantor e compositor pernambucano Assisão. Autor de mais de 700 composições, Assisão já lançou 46 discos e suas músicas fazem sucesso na voz de outros artistas, a exemplo de Elba Ramalho, Alceu Valença e Petrúcio Amorim. Assisão é um ícone da música brasileira e, assim como todos, merece ser respeitado".

A Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco (ASTUR/PE) também repudiou os comentários de Murilo Couto e emitiu uma nota relembrando a trajetória e a importância de Assisão para a cultura nordestina. Veja:

"A Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco – ASTUR/PE repudia veementemente as palavras preconceituosas e cruéis do pseudocomediante, Murilo Couto, o qual recentemente fez uma live para emitir palavras deselegantes contra o artista Francisco de Assis Nogueira, conhecido por Assisão, 78 anos de idade, quando fazia uma live para arrecadar doações para as pessoas prejudicadas pela pandemia do Covid 19. Assisão é natural de Serra Talhada/PE e apresenta uma trajetória de 59 anos de carreira com sucesso e respeito na música nordestina e brasileira, além de possuir 19 discos gravados e 3 milhões de cópias vendidas. Os que não possuem noção dos limites da liberdade da expressão devem e merecem ser responsabilizados, além de penalizados.

A Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco – ASTUR/PE, que possui 30 anos de atuação na valorização da cultura e na promoção do turismo do Estado de Pernambuco, repudia e abomina qualquer tipo de comentário preconceituoso e cruel, além de se solidarizar com o cantor, familiares, fãs e nordestinos".

A cantora Elba Ramalho publicou um vídeo nas redes sociais criticando a atitude do humorista: "Murilo Couto, de forma deselegante, desagradável e preconceituosa destila veneno e farpa sob um dos nossos grandes artistas nordestinos que é o Assisão. [...] A gente não pode ficar cego pelo sucesso.". Assista:

Na manhã do domingo (26), Murilo Couto postou stories em sua conta do Instagram dizendo ter recebido críticas sobre o vídeo e pediu desculpas a Assisão. "A galera indicou minha ignorância sobre a cultura brasileira", disse ele.

Assisão agradece carinho de fãs e colegas

No seu Instagram oficial, Assisão compartilhou nos stories postagens de colegas e de outros artistas que o defendiam e pediam respeito. O cantor ainda anunciou que fará uma nova live em breve. Na manhã desta segunda-feira (27), ele postou um vídeo agradecendo as mensagens de apoio dos colegas, fãs e da imprensa em geral. "Agradeço muito pelas mensagens. Que Deus ilumine a todos", diz.