Morte

Compositor Aldir Blanc morre aos 73 anos vítima de coronavírus

Aldir Blanc foi hospitalizado no dia 10 de abril

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 04/05/2020 às 10:45
Divulgação
FOTO: Divulgação

O compositor e escritor brasileiro Aldir Blanc faleceu nesta segunda-feira (4) aos 73 anos. O compositor morreu devido a complicações causadas pelo novo coronavírus (covid-19), depois de ficar mais de duas semanas na UTI do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). 

Ele havia sido hospitalizado no dia 10 de abril, com um quadro de pneumonia, pressão alta e infecção urinária. Uma semana depois, foi confirmada a infecção pelo novo coronavírus.

Nos anos 1960, Aldir dividia seu tempo entre a música e a medicina, curso em que se formaria com especialidade em psiquiatria. Foi nesta década que ele participou de diversos festivais da canção, compondo músicas interpretadas por Clara Nunes, Taiguara e Maria Creuza.

Legado no mundo das artes

No início dos anos 1970, abandonou a medicina para se dedicar exclusivamente às artes. E foi nesta década que ele compôs o seu maior sucesso, "O bêbado e o equilibrista" , com a parceria de João Bosco e voz de Elis Regina.

Em 1978, publicou as crônicas Rua dos Artistas e arredores. Em 1981, Porta de tinturaria (1981). As duas obras foram reunidas, posteriormente, em 2006 na edição Rua dos Artistas e transversais, que ainda trouxe 14 crônicas escritas para a revista Bundas e para o Jornal do Brasil.