Análises

Pernambuco deve decidir sobre lockdown até o fim da semana

Reuniões para discutir o assunto estão sendo realizadas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/05/2020 às 12:25
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Governo de Pernambuco deverá decidir sobre o lockdown (quarentena geral) por causa do novo coronavírus até o fim desta semana, de acordo com o colunista do Jornal do Commercio Igor Maciel.

Pernambuco estuda lockdown após queda no isolamento e aumento de casos

Coronavírus: Saiba quais estados brasileiros já decretaram o lockdown

O Estado já garantiu que os serviços essenciais - como supermercados, farmácias, entre outros - não serão afetados, independentemente da decisão que será tomada.

Representantes do governo discutem possíveis formatos para novas medidas restritivas da circulação de pessoas e analisam os resultados dos modelos tomados em outros estados brasileiros. O ideia é que haja o anúncio e seja divulgado um prazo para o início, para que as pessoas eventualmente possam se programar.

Para implantar medidas mais duras e minimizar a circulação nas ruas, é necessário o apoio das Forças Armadas. Porém, o Ministério da Defesa ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Número de casos subindo

De acordo com o balanço mais recente, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa terça-feira (5), Pernambuco somava 9.325 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19). Destes, 5.741 são graves e 3.584 leves. O estado teve 749 óbitos pela covid-19.

Leia a coluna completa no JC