Decreto estadual

Rodízio em Pernambuco: saiba quando você poderá sair com seu veículo

Governo do Estado decretou quarentena em cinco municípios

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/05/2020 às 15:19
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

O Governo de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (11) que será implantado um esquema de rodízio de veículos de 16 a 31 de maio, para diminuir a circulação em cinco cidades: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Nos demais municípios pernambucanos, seguem valendo as medidas de decretos anteriores.

Governo de Pernambuco decreta quarentena em Recife e outras quatro cidades

Covid-19: Pernambuco tem 13.768 casos e 1.087 mortes

O objetivo é minimizar a circulação do novo coronavírus. De acordo com o governo, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do Estado estão concentrados nestas cidades. A medida começa de forma educativa nesta terça (12). A partir do sábado (16), quem descumprir poderá ser punido.

Com isto, as pessoas que tiverem carro, motocicleta e outros veículos só poderão circular da seguinte forma: placas pares (final 2, 4, 6, 8, 0) nos dias pares e placas ímpares (final 1, 3, 5, 7, 9) nos dias ímpares. O decreto prevê fiscalização e apreensão dos veículos sem autorização para transitar. Não haverá a aplicação de multas.

Não serão atingidos pela medida os profissionais de saúde, segurança, defesa civil e veículos de uso oficial. Também estarão liberados de circular veículos de outros serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

De acordo com o governo, a circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída.

O decreto prevê ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores destas cidades. As pessoas que estiverem em via pública sem a proteção serão orientadas a voltar para casa.

Os estabelecimentos comerciais cujos funcionários não estiverem com as máscaras serão autuados. Também haverá punição para a situação em transportes públicos.

O Governo do Estado informou que 34 pontos de fiscalização serão ativados para garantir o cumprimento das medidas (16 em Recife, oito em Olinda, oito e Jaboatão, um em Camaragibe e um em São Lourenço da Mata).

Números do coronavírus

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta segunda-feira (11) que 493 novos casos do novo coronavírus (covid-19) foram confirmados nas últimas 24 horas. Destes, 212 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 281 são casos leves.

O Estado totaliza agora 13.768 casos confirmados, sendo 7.368 graves e 6.400 leves. Do domingo para a segunda, também houve a confirmação de 40 óbitos pela covid-19. Agora, Pernambuco tem 1.087 mortes pela doença.