menu

Rodízio em Pernambuco: saiba quando você poderá sair com seu veículo

Governo do Estado decretou quarentena em cinco municípios

Rodízio de veículos começa no próximo sábado (16)
Rodízio de veículos começa no próximo sábado (16) (Filipe Jordão/JC Imagem)

O Governo de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (11) que será implantado um esquema de rodízio de veículos de 16 a 31 de maio, para diminuir a circulação em cinco cidades: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Nos demais municípios pernambucanos, seguem valendo as medidas de decretos anteriores.

Governo de Pernambuco decreta quarentena em Recife e outras quatro cidades

Covid-19: Pernambuco tem 13.768 casos e 1.087 mortes

O objetivo é minimizar a circulação do novo coronavírus. De acordo com o governo, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do Estado estão concentrados nestas cidades. A medida começa de forma educativa nesta terça (12). A partir do sábado (16), quem descumprir poderá ser punido.

Com isto, as pessoas que tiverem carro, motocicleta e outros veículos só poderão circular da seguinte forma: placas pares (final 2, 4, 6, 8, 0) nos dias pares e placas ímpares (final 1, 3, 5, 7, 9) nos dias ímpares. O decreto prevê fiscalização e apreensão dos veículos sem autorização para transitar. Não haverá a aplicação de multas.

Não serão atingidos pela medida os profissionais de saúde, segurança, defesa civil e veículos de uso oficial. Também estarão liberados de circular veículos de outros serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

De acordo com o governo, a circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída.

O decreto prevê ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores destas cidades. As pessoas que estiverem em via pública sem a proteção serão orientadas a voltar para casa.

Os estabelecimentos comerciais cujos funcionários não estiverem com as máscaras serão autuados. Também haverá punição para a situação em transportes públicos.

O Governo do Estado informou que 34 pontos de fiscalização serão ativados para garantir o cumprimento das medidas (16 em Recife, oito em Olinda, oito e Jaboatão, um em Camaragibe e um em São Lourenço da Mata).

Números do coronavírus

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta segunda-feira (11) que 493 novos casos do novo coronavírus (covid-19) foram confirmados nas últimas 24 horas. Destes, 212 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 281 são casos leves.

O Estado totaliza agora 13.768 casos confirmados, sendo 7.368 graves e 6.400 leves. Do domingo para a segunda, também houve a confirmação de 40 óbitos pela covid-19. Agora, Pernambuco tem 1.087 mortes pela doença.