Saúde

Covid-19: com 489 casos e 37 mortes, Caruaru segue com baixo isolamento social

Nesta quinta-feira (28), grande circulação de veículos é vista no centro

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/05/2020 às 10:49
Nayara Vila Nova/TV Jornal Interior
FOTO: Nayara Vila Nova/TV Jornal Interior

A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou nessa quarta-feira (27) que a cidade registra 489 casos confirmados da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O número de mortos provocados pela doença subiu para 37. Os novos óbitos confirmados da terça para a quarta foram um homem de 75 anos e outro de 89 anos. Ambos morreram no dia 24 de maio e tiveram os resultados liberados na quarta.

Dos casos confirmados, 61 pessoas estão em isolamento domiciliar; 35 estão internadas e 356 se recuperaram da doença, além dos que morreram. Outros 239 casos estão em investigação (incluindo seis óbitos) e 992 já foram descartados. No total, 1.720 testes foram realizados, entre moleculares e rápidos.

Além dos casos de coronavírus, a prefeitura monitora 4.119 pessoas com síndrome gripal, das quais 1.171 foram orientadas a ficar em isolamento domiciliar.

Baixo isolamento social

O índice de isolamento social segue baixo na cidade. De acordo com os dados mais recentes do monitoramento realizado pela prefeitura em conjunto com a empresa InLoco e a Universidade de Pernambuco (UPE), relativos ao comportamento da população na última segunda-feira (25), o índice médio ficou em 43,5%. O problema é que o percentual recomendado para minimizar a disseminação do vírus é de 60%.

Na segunda, a prefeitura anunciou novas medidas para tentar aumentar o isolamento social, como a ampliação das barreiras sanitárias para abordar, monitorar e orientar a população. O feriado de São Pedro, comemorado em 29 de junho, foi antecipado para a quarta-feira (27). Mesmo sem os dados atualizados da prefeitura, nesta quinta (28), é possível perceber visivelmente a cidade mais movimentada, com o aumento do número de carros nas ruas.