Pandemia

Veja as 20 cidades de Pernambuco sem casos de Coronavírus

Segundo a Fundaj, cidades menores e mais isoladas apresentaram melhores condições de atraso na expansão do vírus

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/05/2020 às 11:13
Pixabay
FOTO: Pixabay

Pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) mapearam e realizaram uma pesquisa com os 20 municípios de Pernambuco que ainda não tiveram casos confirmados do novo coronavírus (covid-19).

“Como mostra o Painel Analítico da Fundaj sobre a Covid-19 em Pernambuco, em 26 de maio, a pandemia está presente em 165 dos 185 municípios do estado. A partir da constatação desse rápido avanço, fizemos um mapa e analisamos os municípios que ainda não se contaminaram. Para isso, coletamos os dados junto aos sites das prefeituras desses municípios e nos Informes Epidemiológicos da Secretaria de Saúde do estado, tomando o período de 21 a 23 de maio como base da pesquisa”, explicou o pesquisador do Cieg da Fundaj e coordenador responsável pelo Painel, Neison Freire.

A primeira possível causa do atraso da contaminação é que a maioria dos municípios não está conectada ou próxima a alguma rodovia federal de grande tráfego. “Existe exceção no caso de Belém do São Francisco (BR-316) e Exu (BR-122). Porém, em ambos, há pouco fluxo de veículos se comparados, por exemplo, a BR-101 ou BR-232”, afirmou Neison.

A população da maioria dos municípios sem contaminação é de pequeno porte. Cerca de 80% desses municípios estão abaixo de 20 mil habitantes. A densidade populacional e o distanciamento geográfico são fatores para a disseminação da doença.

Analisando o confinamento social, a pesquisa também avaliou se o comércio não essencial estava fechado. No grupo “sem” coronavírus, 11 municípios responderam que “sim”, situação que dura há 58 dias em média. Já no grupo dos “com” coronavírus, 15 dos 20 municípios estão há aproximadamente 48 dias com o comércio não essencial fechado.

A última questão levantada está ligada à instalação de barreiras sanitárias nas entradas das cidades. No grupo dos “não contaminados”, nove responderam que instalaram barreiras e que, em média, elas existem há cerca de 20 dias, embora exista casos com maior tempo. Nas cidades com casos confirmados e maior variação percentual de contaminação nos últimos 15 dias, seis dos 20 municípios pesquisados instalaram barreiras sanitárias. Em média, há apenas 13 dias. As barreiras sanitárias podem ser maneira eficaz de evitar a introdução da pandemia nessas cidades.

Outro elemento é o fato de que os municípios que estão há mais tempo em isolamento e com atividades não essenciais de comércio fechadas também apresentaram melhores taxas no combate à doença.

Veja as cidades sem coronavírus em Pernambuco

- Ingazeira,
- Calumbi;
- Solidão;
- Brejinho;
- Palmeirinha;
- Ibrajuba;
- Brejão;
- Calçado;
- Angelim;
- Morelândia;
- Belém de Maria;
- Lagoa do Ouro;
- Santa Filomena;
- Mirandoa;
- Iati;
- Belém do São Francisco;
- Marari;
- Flores;
- Tacaratu;
- Exu;

Coronavírus em PE