Comercialização

Feirantes recebem notificação para sair das margens do Rio Ipojuca, em Caruaru

Ação faz parte de processo instaurado pelo Ministério Público

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/06/2020 às 16:47
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um grupo de feirantes que têm barracas às margens do Rio Ipojuca, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi pego de surpresa no último sábado (30/05). Eles receberam uma notificação para deixar o local dentro de cinco dias.

O comerciante Jeová de Oliveira trabalha há 15 anos no local e afirma que sempre pagou os impostos cobrados. "A mercadoria está tudo no saldo. A gente já estava pedindo a Deus para que abrisse o comércio para a gente empurrar o saldo. O saldo foi tirar as barracas. Isso aqui custou dinheiro", lamentou.

Vendedor de produtos importados, o comerciante Augusto Ramos também não consegue entender o que está acontecendo. "Não falaram nada, só chegaram aqui no sábado, interditaram, deram cinco dias para a gente sair. Só tem até quinta-feira, senão sair, vão chegar e derrubar até com a mercadoria dentro", relatou.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Caruaru, Ytalo Farias, há um processo instaurado pelo Ministério Público para que a prefeitura verifique as margens do Rio Ipojuca e faça um trabalho de realocação das estruturas. "Acontece já há dois anos de forma permanente dentro do Parque 18 de Maio, na realocação de estruturas que apresentam risco na questão estrutural, da mobilidade do parque, risco de incêndio como a gente já presenciou no passado", elencou.

Novo local

O presidente do Sindicato dos Feirantes, José Carlos, teme que as pessoas fiquem sem ter para onde ir: "Estamos passando por um momento difícil, todo mundo sabe. E hoje a gente está reivindicando que só sejam mudadas essas pessoas a partir do momento que esteja pronto um lugar para realocar, são pais de família que precisam".

A prefeitura garante que há um projeto pronto e afirma que irá tirar as dúvidas dos feirantes durante reunião na tarde desta segunda-feira (1º). A gestão também afirmou que disponibilizará caminhões gratuitos para fazer a transferência da mercadoria para os novos lugares.

Veja na reportagem do "Povo na TV", da TV Jornal Interior: