Reservatório

Obra na barragem de Ipanema I, em Águas Belas, é concluída

Obras foram realizadas para diminuir risco de rompimento da estrutura do reservatório

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 02/06/2020 às 10:19
Divulgação
FOTO: Divulgação

Foram concluídas pelo Governo de Pernambuco, no último sábado (30), as obras emergenciais da barragem de Ipanema I, em Águas Belas, no Agreste pernambucano. As obras estavam sendo realizadas para diminuir o risco de rompimento da estrutura do reservatório que foi danificado após as fortes chuvas na região no mês de março.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), com o término das obras, a população que morava na área de risco da barragem poderá voltar às suas casas com mais segurança.

“A mobilização para o serviço foi iniciado no dia 29 de abril e, durante o mês de maio, as obras foram feitas levando em consideração o rebaixamento do nível de água na barragem para a realização dos consertos emergenciais, além da recomposição do aterro do reservatório, onde havia uma erosão significativa, o que trazia o risco do rompimento”, explica a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista.

A situação de emergência da barragem de Ipanema I foi retirada na última sexta-feira (29), depois de uma reunião com a Agência Nacional de Águas (ANA). Ainda segundo a gestora, a obra na barragem foi desenvolvida de caráter emergencial. “O trabalho de recuperação definitivo será realizado após o processo licitatório para a contratação de um projeto de recuperação estrutural do reservatório, que se encontra em fase avançada”, destaca Fernandha Batista.

A barragem do Ipanema tem capacidade de acumulação máxima de 611.473,46 metros cúbicos e foi construída em 1970.
“As equipes técnicas da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos vistoriaram grande parte dos reservatórios do Estado. É prioridade para o Governo de Pernambuco as ações de segurança em barragens, e para isso, a administração estadual segue contratando projetos de engenharia e ainda Planos de Segurança de Barragem e de Ação Emergencial”, explicou a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa.