Saúde

Covid-19: Pesquisadores criam aparelho para ajudar a aumentar número de respiradores em Petrolina

Objetivo é desafogar respiradores que são utilizados para tratamento de coronavírus

Marília Pessoa e Thaise Rocha
Marília Pessoa e Thaise Rocha
Publicado em 08/06/2020 às 12:39
Thaise Rocha/Rádio Jornal Petrolina
FOTO: Thaise Rocha/Rádio Jornal Petrolina

Pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, no Sertão pernambucano, estão desenvolvendo um aparelho que pode ajudar a aumentar o número de respiradores disponíveis nos hospitais da cidade.

A ideia foi dos professores dos cursos de Medicina, Engenharias Mecânica e da Computação e também funcionários do Hospital Universitário

Esse aparelho utiliza uma tecnologia que automatiza o respirador manual, o "AMBU". Esse aparelho funciona como uma espécie de ventilador mecânico e auxilia a respiração de pacientes que não possuem problemas pulmonares.

Com isso, os respiradores mais complexos podem ficar disponíveis para os pacientes graves do coronavírus. "O Sistema que a gente está desenvolvendo vai ser utilizado não diretamente nos pacientes com covid, mas para outros pacientes que também estão com problemas. É um modo de desafogar a quantidade de respiradores que são utilizados para o covid", explica o professor Jadson da Silva, em entrevista à Rádio Jornal Petrolina.

Os primeiros aparelhos devem ser destinados para o Hospital Universitário (HR), que fica em Petrolina.

*Informações de Thaise Rocha, da Rádio Jornal Petrolina.

Coronavírus em PE